segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Milan Kundera - Amigos!

 Gostaria de prestar uma homenagem a grandes amigos. Uns que ainda vejo com frequência, outros que só "vejo" virtualmente, mas principalmente  aos que nunca mais vi. Todos inesquecíveis.
Pessoas com as quais compartilhei alegrias, medos, tristezas, conquistas, certezas que se transformaram em dúvidas e dúvidas que viraram grandes verdades.
Pessoas que foram companhia em sonhos audaciosos como o de mudar o mundo, ou pragmáticos, como organizar uma festa memorável.... Um reveillon nos anos 80... Bailes de  formatura nos anos 90...  Festas de casamento na metade dos anos 2000...
Milan Kundera, escritor tcheco, escreveu em seu último livro, "A Identidade", que a amizade é indispensável para o bom funcionamento da memória e para a integridade do próprio eu. Chama os amigos de testemunhas do passado e diz que eles são nosso espelho, que através deles podemos nos olhar. Vai além: diz que toda amizade é uma aliança contra a adversidade, aliança sem a qual o ser humano ficaria desarmado....
Acho que estou nostálgica, mesmo! Essa é a melhor saudade!
Meus amigos não envelhecem. Na minha memória são jovens e cheios de ideais! Espero que a vida não os tenha endurecido, gastado, sufocado. Espero que o costume de assistir um bom filme, ler um bom livro , visitar pessoas, conversar pela madrugada, dançar sem vergonha de errar o passo e comer brigadeiro de colher não tenha sucumbido aos caprichos autoritários da internet, do celular,   das exigências do mercado de trabalho, do cinto de segurança...
 Espero que cada um ainda mantenha seu sonho guardadinho, esperando a hora de vivê-lo. Que a maturidade sirva para encontrar a hora certa! Aos que já realizaram, que encontrem coragem e disposição para sonhar novamente!
Obrigada pelas boas recordações. Obrigada  por serem, mesmo que distantes, a espada e o escudo com os quais luto contra as adversidades da vida. Obrigada por serem testemunhas da minha história e mais, por me permitirem retribuir. Obrigada por servirem de parâmetro para que eu decida sobre a educação dos meus filhos. Para que eu lembre que as vezes uma história mal contada é o indicador de uma grande confusão.... mas em outras, é puro exercício de cidadania! hahahahahaha
Isso fica pra próxima postagem!

Bjoks e até mais
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário